Puzzle Quest: Challenge of the Warlords, lançado também para outras plataformas além do PC, mistura puzzles (quebra-cabeças), estratégia e elementos de RPG: o resultado é um game muito interessante.
História, gráficos e controles
O game se passa no universo dos Warlords, onde o jogador deve salvar a sua terra das garras do malvado Lord Bane. Os gráficos são bons e a jogabilidade funciona muito bem. Utilizando apenas o mouse é possível realizar todos os comandos necessários para jogar Puzzle Quest: Challenge of the Warlords. O som destaca-se bastante, criando um clima muito interessante na maioria dos momentos.
As batalhas e os puzzles
Todas as batalhas são travadas através de puzzles. O jogador deve alinhar (na horizontal ou na vertical, tanto faz) três peças iguais — trocando-as de lugar. O efeito gerado depende do tipo das peças que são agrupadas. Por exemplo: as caveiras são capazes de ferir o oponente, já as moedas servem para fornecer dinheiro (ouro) ao jogador. O esquema é muito interessante e deve agradar aos fãs do gênero.
Elementos de RPG
Assim como acontece em diversos RPGs, é possível escolher o nome, o visual e a profissão do personagem.
Durante o game, através das batalhas e quests, são adquiridos — além de diversos itens — pontos de experiência que podem ser gastos nas seguintes habilidades (Skills): Earth, Fire, Water, Air, Battle, Cunning e Morale. Cada qual com o seu preço (em pontos), vantagens e desvantagens. Cabe ao jogador, ao longo do jogo, caracterizar o seu personagem através destas escolhas.
Dicas para os portables!