Update (20/12/14): Versão Atualizada.
São tantos os formatos de vídeo digital que as vezes ficamos sem saber qual aplicativo usar. Mas com o Portable VLC Media Player no computador você poderá reproduzir várias extensões em apenas um arquivo. O player multimídia é considerado um dos softwares de vídeo mais completos por suas plataformas e as constantes atualizações.
O VLC é único, pois diferente de outros players, não precisa carregar os codecs em processos separados do computador. Tudo fica concentrado em apenas um aplicativo, e isso resulta um melhor desempenho.O usuário ainda poderá instalar outros skins com temática variada: temas sobre iPhone, home cinema e até mesmo copia a interface padrão do Windows Media Player 11, um dos concorrentes do VLC.
O tocador também pode reproduzir um vídeo feito com o celular, já que a maioria dos celulares grava vídeo no formato 3GP.E se o internauta baixou algum vídeo extenso e em altíssima definição? O VLC Media Player dará conta do recado, pois provavelmente esse vídeo estará em Matroska (MKV), formato aceito pelo player.
Um recurso interessante para quem assiste a vídeos no computador com legendas baixadas da internet é o reprodutor de legenda automática. Uma vez que esteja no mesmo diretório do arquivo de vídeo que está para ser tocado e com mesmo nome, o VLC inclui as legendas automaticamente na reprodução.
As novidades da próxima geração
As novidades apresentadas por esta versão experimental do VLC Media Player ficaram restritas a reformulações internas do programa. Ele passou a ter compatibilidade com a tecnologia FFmpeg (criando mais opções de codificação de arquivos), novas extensões (WMV, WMVP e WVP2) e softwares de renderização gráfica 3D (como DirectX e OpenGL).
A segunda geração do player deve também contar com suporte para discos Blu-ray, a mídia que começa a se tornar uma tendência e a dominar mercados por todo o mundo. O aplicativo ainda deve ter portabilidade para Android, iOS e Windows com 64-bits.
No que concerne sua parte visual, pouca coisa mudou – pelo menos por enquanto. A interface é praticamente a mesma da versão anterior, exceto pela leve mudança de posição do botão “Exibir lista de reprodução”.
Formatos de Vídeo
MPEG-½, DIVX (½/3), MPEG-4 ASP, DivX 4/5/6, XviD, 3ivX D4, H.261, H.263 / H.263i, H.264 / MPEG-4 AVC, Cinepak, Theora, Dirac / VC-2, MJPEG (A/B), WMV ½, WMV 3 / WMV-9 / VC-1, Sorenson 1/3 (Quicktime), DV (Digital Video), On2 VP3/VP5/VP6, Indeo Video v3 (IV32), Real Video ½, Real Video ¾
Formatos de Áudio
MPEG Layer ½, MP3 – MPEG Layer 3, AAC – MPEG-4 part3, Vorbis, AC3 – A/52 (Dolby Digital), E-AC-3 (Dolby Digital Plus), MLP / TrueHD, DTS, WMA ½, WMA 3, FLAC, ALAC, Speex, Musepack / MPC, ATRAC 3, Wavpack, Mod (.s3m, .it, .mod), TrueAudio (TTA), APE (Monkey Audio, )Real Audio, Alaw/µlaw, MIDI, LPCM, ADPCM, QCELP, DV Audio, QDM2/QDMC (QuickTime), MACE
Atalhos
•F11: exibe o modo tela cheia;
•Barra de espaço: pausa ou executa as mídias;
•T: mostra o tempo de execução e o tempo total do vídeo;
•S: para a reprodução;
•Ctrl+Q: sai do aplicativo;
•+/-: aumenta e diminui a velocidade de reprodução;
•N/P: avança e retrocede a execução;
•Shift + seta para a esquerda ou Shift + seta para a direita: realiza pulo bem pequeno na reprodução;
• Alt + seta para a esquerda ou Alt + seta para a direita: faz um salto pequeno na execução;
•Ctrl + seta para a esquerda ou Ctrl + seta para a direita: executa um pulo médio na reprodução;
•Ctrl + Alt + seta para a esquerda ou Ctrl + Alt + seta para a direita: promove um salto longo na execução;
•Ctrl + seta para cima ou Ctrl + seta para baixo: aumenta ou diminui o volume;
•M: ativa o modo “Mudo”.
Caso o game nao execute de 1ª no W7,clique no link abaixo e confira a dica para executar o portable!
Dicas para os portables!